Como montar um site de vendas

09/08/2019

Os novos hábitos de consumo transformaram os clientes em consumidores multicanais (Omnichannel). Eles trafegam por diversos meios (dispositivos móveis, web ou lojas físicas) à procura de melhores preços e informações esclarecedoras para, finalmente, realizarem a compra. Hoje em dia o consumidor mudou a sua forma de comprar. Pesquisas sobre o mercado digital brasileiro mostram que os consumidores têm optado cada vez mais por adquirir produtos pela internet, este cliente pesquisa, analisa e compra produtos onde quer que ele esteja a qualquer horário do dia. As compras online estão em constante crescimento, pois o principal impulsionador é a comodidade e a praticidade.

E dentro desse contexto, criar um site de vendas no formato B2C (business to consumer) é imprescindível para que o seu negócio, possa atender o perfil deste consumidor exigente e antenado de forma eficiente, eficaz e competitiva. Bem como, expandir de maneira estratégica sua marca e produtos no mercado brasileiro, aumentar o faturamento e ampliar seus canais de venda.

O comércio online, deve movimentar em torno de R$ 80 bilhões até o final de 2019. Isso significa que, caso ainda não tenha uma presença digital, você está perdendo uma parte desse bolo. Saia na frente do seus concorrentes.

 

Quais as principais formas de vender pela internet?

Website Institucional

É a vitrine da sua marca/empresa na internet, ele vai dar maior visibilidade e pode ser a primeira porta para novos clientes e negócios, além de trazer informações úteis e relevantes para seus clientes. Neste formato é apresentado seus produtos e/ou serviços, porém a venda é realizada de forma indireta, ou seja, através de um formulário “solicitação de orçamento”, ou outro meio de comunicação.

Loja Virtual (Ecommerce)

O e-commerce é um modelo de comércio que utiliza plataformas digitais (loja virtual) para o processo de compra e venda direta, onde permite que consumidores negociem produtos e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo e distância, além de ser um facilitador dos negócios, tornando o processo de venda fácil, seguro, rápido e transparente. Nesse modelo de comércio online a loja virtual também será a vitrine e a comunicação entre a empresa e o consumidor. As pesquisas apontam que as vendas pela internet crescem a cada ano, pelo fato de que o número de brasileiros que possuem acesso à internet continua em expansão e pelo aumento nas vendas de dispositivos móveis. O potencial da loja virtual é imenso, as transações realizadas por dispositivos móveis ganham ainda mais importância.

Marktplace

Um e-marketplace é uma loja virtual que reúne diversos fornecedores e os conecta diretamente com seus clientes. O consumidor escolhe algum produto ou serviço que deseja, faz a encomenda e executa as transações financeiras. Em seguida, essas transações são processadas pelo operador do e-marketplace, que repassa a porcentagem combinada do valor das vendas para o lojista.

 

E como montar um site de vendas?

Escolha uma empresa especialista no assunto

Uma empresa que é especializada nesse segmento, tem em seu core business o conhecimento técnico, ou seja, é o foco de negócio. Portanto esse tipo de empresa consegue entregar um projeto profissional, otimizado e responsivo conforme a necessidade do cliente. Além de permitir que você (empreendedor) direcione seus esforços ao que você faz de melhor e deixe o desenvolvimento do site nas mãos de quem tem anos de experiência no assunto.

Domínio e Hospedagem

O nome de domínio é o endereço do seu site na internet, ou seja, é o nome e identidade do seu negócio online, escolha um nome que faça sentido para seu negócio e que seja fácil de ser lembrado. Ter um domínio próprio “suaempresa.com.br” traz inúmeras vantagens dentre elas: aumentar a visibilidade da sua empresa, divulgar a sua marca, além de ser a vitrine para seu negócio. É preciso que o domínio seja registrado. Hospedagem de sites é um serviço mantido por um provedor, que possibilita empresas armazenar todo e qualquer conteúdo acessível pela web.

Para hospedar seu site, escolha o plano mais adequado: https://www.hostgator.com.br/28054.html

Planejamento

No planejamento deve ser levado em consideração alguns fatores de extrema importância, como a metodologia de trabalho, tecnologia adequada e inovadora, design, funcionalidades, segurança da informação e legislação vigente (direito autoral, politicas de privacidade).

Desenvolvimento

Das fases de um projeto, o desenvolvimento apresenta os processos necessários para executar o trabalho definido no planejamento, afim de satisfazer as especificações do projeto.

Publicação

O processo de publicação do site é o momento em que o seu site deixa de ser privado e torna-se público, ou seja, disponível para que outras pessoas o vejam na internet.

Estratégia de marketing

Após seu site estar publicado é hora de divulgar seu negócio online, definir estratégias que visam atrair, converter, vender e encantar. O Inbound Marketing também conhecido como marketing de atração é a metodologia mais utilizada no momento, tem a finalidade de levar o cliente até a empresa e não o contrário. Na primeira etapa é atrair o visitante para seu site por meio de conteúdo relevante, em seguida fazer a conversão para leads e transformá-los em oportunidades reais de vendas. Na etapa da venda é preciso identificar quem está no estágio certo e fechar a venda. A fase de encantar, tem o objetivo de tornar seu cliente um promotor da sua marca, sendo assim, atraindo mais clientes para seu negócio.

Postagens recentes

    Deixe um comentário