Data Science: transformando dados em resultados
Você já parou para pensar na quantidade de dados gerados pelo planeta?
O Google estima que a humanidade criou nos últimos 5 anos o equivalente a 300 Exabytes de dados. Esses dados gerados em grande volume, variedade, velocidade e veracidade denomina-se Big Data. Enquanto continuamos migrando para a internet, produzimos um fluxo constante e exaustivo de informação digital.
As áreas de Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial estão mudando radicalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, e o Big Data é a mola propulsora dessa transformação.
E como analisar todos esses dados?
O termo Data Science ou Ciência de Dados, é uma das áreas com maior crescimento atualmente, e tem o propósito de definir a extração de insights de dados. Para poder armazenar, processar, analisar e interpretar essa grande quantidade de dados e entregar valor ao negócio, é necessário utilizar novas técnicas, novas ferramentas e novas abordagens.
A Ciência de Dados é uma disciplina que tem estado no mundo dos negócios sob a forma de análise de negócios ou inteligência competitiva. A Data Science é uma junção de método científico, matemática, estatística, computação avançada, visualização, engenharia de dados, conhecimento de negócios e pensamento hacker.
O conjunto de todas essas áreas de conhecimento possibilita resolver diversos problemas de negócio, através de análises preditivas, como por exemplo:
- Filtros de spam dos emails;
- Programas de concessão de financiamento;
- Padrões de reconhecimento de voz e imagem;
- Seguro de vida;
- Detecção de fraudes em cartões de crédito;
- Controle de voos;
- Engines de busca na internet;
Data Science: transformando dados em resultados
Data Science é a evolução dos sistemas analíticos, ou seja, tem como objetivo principal extrair informações dos dados e transformá-las em conhecimento que possa ser usado para ajudar na tomada de decisão.